sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Mais um motivo para ser vegetariano

Ou: Sobre a necessidade de crença e a falta dela

Porque as fórmulas para viver, educar os filhos, ganhar dinheiro, fazer amigos e ser sucesso na balada sugerem, afinal, uma crença a adotar (e mostram como adotá-la em 36 passos simples); algo em que basear sua existência, não passam de variações da religião com tantos fiéis quanto. Para que todos possam morrer e fazer alguma coisa, em vez de simplesmente terminar debaixo da terra. Porque a alma é imortal.

É claro que você pode ganhar um dinheiro vendendo a sua pro Milhouse. Mas eu tenho uma teoria - aliás, tenho-as aos montes -, a seguinte: alma, ou personalidade, ou qualquer conceito assim é como uma massa genérica, que é moldada pela vida. Vá, digamos. Existe uma espécie de simulador (teoria, teoria) de vida, meio assim Matrix ou algo, especialmente focado pra uma pessoa só. Na verdade, não é de grande importância o conjunto de pormenores e situações determinadas da primeira vez. Digamos, PESSOA 1 nasce e entra em sua nova vida. Bem, desde o útero, contando o índice exato de oxigenação no cérebro e tudo o mais; PESSOA 1 vive e morre, mas teve sua vida "gravada" no simulador. E dele foi clonada a PESSOA 2, que é então inserida na vida de PESSOA 1, desde o começo. Então é tudo exatamente igual. Ambos são a mesma pessoa vivendo a mesmo vida. Eles são iguais? Ou em algum ponto da história algo que PESSOA 2 fizesse sairia do roteiro da PESSOA 1 (isso poderia até mesmo acontecer bem cedo)? Serão minhas perguntas respondidas?

Mas não era sobre isso que queria escrever. Não se nega a verdadeira natureza humana. Todas as pessoas sonham à noite. Todas elas precisam de algo que as faça levantar de manhã. Todas pensam na mesma pergunta "quem somos", aquela história; todos pensam num meaning of life de uma maneira ou de outra, mesmo quem não é criado em condições de pensar e não tem tempo para tal. O homem de Vidas Secas, organizando as trinta palavras do seu vocabulário e franzindo o cenho buscando compreender a filosofia do sertão e o calor, lutando pra expressar seus sentimentos, Fabiano pensa sobre a vida.

Assim, todo mundo precisa de algo pra acreditar e ponto. E acaba por se limitar ao seu modo: se voce não vive assolado pela culpa cristã, cria a tua própria, child. Senão voce vira a Amy Winehouse em crise existêncial. Agora a parte que diz respeito a mim, e claro que é uma coisa boba, mas eu acabo acatando a idéia de comer menos carne e ser vegetariana, não por pena dos animaizinhos. Agora você já pode dizer que não come carne por razões que dão sentido de ordem à sua vida. Damn yeah.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oh sim, agora entendi da onde veio a idéia dos clones...
Enfim, não abra mão dos sushis mesmo. :X

 
visitas