terça-feira, 8 de abril de 2008

A arte pecaminosa de Rob Liefeld


Essa imagem do Capitão América feita pelo cartunista-mito Rob Liefeld rodou a internet (ou pelo menos um bom número de computadores de nerds) como um exeplo da arte que fica espantosamente pior conforme passa o tempo em lugar de se aprimorar com a experiência. Se o leitor desavisado olhar com atenção a ilustração, vai perceber o peitoral avantajado do personagem. Está numa posição completamente impossível aí, de modo a causar ansiedade e coceiras de alergia naqueles que não conseguem entender como um ilustrador desse calibre pode perder o talento e ainda ganhar rios de dinheiro. Liefeld, responsável por grandes clássicos quadrinhos da Marvel, já possui uma legião de anti-fãs pelo mundo e tem os defeitos e erros esquisitos de proporção, like, I don't know, too tall legs constantemente apontados pelos tais.

Não é de se impressionar que nenhum art buyer ou colorista tenha tido os culhões pra indicar esse tipo de falta - culhões dos quais o Capitão América foi privado, aliás - pois, se funciona desse modo, não há problema. Pra terminar, os 40 piores desenhos de Rob Liefeld. O cara já se meteu até a fazer uma versão ilustrada da Bíblia e quadrinhos sobre um tipo Jesus mutante com superpoderes, pra botar medo em qualquer deus do Olimpo.

Já ouvi dizer que esse pessoal da Marvel comrpou a expressão "super-hero", de modo que, caso você queira anunciar seu produto como "the wear of a super-hero" ou algo do tipo precisa pagar devidamente pelo uso. Já estaria em bom tempo patentear as máximas irreplicáveis de todos os tempos e uma camiseta "Penso, logo SHIT HAPPENS".

5 comentários:

Zilinski M. disse...

Não sei como você teve coragem de citar esse animal em seu lindo e maravilhos e cheiroso (?) blog ._.

Fato é, nunca soube o nome dele, mas por tabela já o odiava. Aliás odeio qualquer um que desenhe todos os homens muscolosos e todas as mulheres gostosas. Cacete, cadê o cacete?! Foram todos capados? o.o"

Enfim, passado o momento "mal-educado" (xD), vou te indicar um ilustrador que vc provavelmente não se lembra, mas que conhece de Sandman: Frank Quitely.

Eu odiava suas ilustrações para New X-Men (detalhe, a coisa mais legal escrita se tratando de X-Men... Nessa época a HQ perdeu o ar infantilizado *-*).

http://www.captainbluehen.com/wp-content/newx2.jpg

Todos ficavam com aparência de velhos .-. (se a Marvel tivesse uma linha temporal HUMANA isso talvez fosse válido)

Mas, em Sandman, como exemplo, Quitely kickou asses 8D

http://www.universohq.com/quadrinhos/2003/imagens/quitely_destiny.jpg

Mal, me empolguei.

Camilla K. Boyle disse...

Rsrsrs confesso que nunca me fascinou muito os quadradinhos da Marvel, apesar de até gostar do Homem Aranha no grande ecrã. Sempre fui mais fanática pelo Asterix. No entanto concordo com o que você disse: o cara perdeu qualidade, principalmente porque parece que esse Super Heroi anda na fase do culturismo com esses musculos um tudo ou nada estranhos.

Essa coisa de patentear uma citação me fez lembrar do "That's Hot" da Paris Hilton... o que se faz nos dias de hoje para se ganhar dinheiroi ^^'

up_upgrade disse...

Super Heroi esquisito
:x
gostei do blog*-*

bjks;*

jj disse...

Oi Letícia!
Sou eu, a Leh de novo por aqui!
=D

Passando pra dizer que vou continuar acompanhando seu blog, porque gosto muito dele. Não pare de postar NUNCA!

Ah, você tem msn? Se tiver, me passa, pra gente conversar.
=D

Eh, brigada pelo apoio, vou continuar com o blog sim, tentando chegar à sua perfeição.

Beijo, Letícia!

Álvaro Andrade disse...

parece que a barriga dele tá de cabeça para baixo..

enfim, estava eu visitando casas antigas e parei aqui. Escrevia no metamorfoses ambulantes e uma de vcs comentava lá volta e meia.
vi que estamos todos de casas novas.

Sejam bem vindas. E voltarei mais vezes.

 
visitas