domingo, 2 de março de 2008

Medo do escuro

Sofri uma grave desilusão com filmes de terror (principalmente os japoneses) quando era menor depois de concluir que os únicos filmes com direito a assustar de verdade eram aqueles sobre ser judeu na 2a Guerra e que esses não assustam de verdade, servem apenas para que você diga, com um ar superior "Olha aí, isso sim te deixaria com medo, moleque. Estaria implorando pra que seu único problema fosse uma ligação 'sete dias' ou o amigo imaginário do seu filho agora". Sinto-me até meio decepcionada porque eles perderam a graça, o que nesse contexto significa ficar menos assustador e mais engraçado. A droga do terror que lá nos primórdios da minha existência era tão forte e tanto me ocupava o tempo - dividido entre comer, brincar, mexer com fogo e checar debaixo da cama - perdeu o efeito mas não causou nada de ruim, mesmo hoje eu gosto da sensação de medo induzido. Meu pai me trouxe uma vez um livro sobre escrever um livro, onde, por não ter mais o que escrever, a autora fala sobre uma opinião de sua amiga: "...ela me disse acreditar que muitos adultos têm distúrbios psicológicos porque as histórias infantis são assustadoras. Chapeuzinho Vermelho teve sua avó devorada; dois dos três porquinhos tiveram suas casas derrubadas; a Gata Borralheira era maltratada pela madrasta. Além disso, as músicas de ninar falam sobre uma cuca que vem pegar, um boi de cara preta, e outras coisas do tipo." Qualquer dia ela vai querer processar Tim Burton por fazer filmes infantis com um quê de macabro e o Lemony Snicket por escrever como um depressivo, o que eu sempre achei bem legal.

Minha casa tem um daqueles corredores compridos e macabros, do tipo que te faz esperar que Jack Nicholson saia de algum lugar do nada com um machado, pronto pra te atacar. Me pergunto se meu irmão terá medo dele, ou dos armários, e dos velhos clichês japoneses, vai ver depois o quanto era divertido.

2 comentários:

Camilla K. Boyle disse...

Eu detesto filmes de terror, não aqueles com cortes como o Freddy Krugger ou de tortura como o Hostel, mas aqueles com espíritos, assombrações e essas coisas, morro de medo... e não gostei muito do principio da versão japonesa de "A Maldição".

Mas agora que voce fala nisso de facto as histórias infatis são algo macabra rsrsrs... E gostei da mençao ao filme do Jack Nicholson... esse eu gostei porque é um outro tipo de terror... quando eu digo que os filmes antigos são os melhores ninguém acredita xD. Efeitos especiais estraga tudo!!!

Tim Burton é o cara =)

Bom, e quanto ao comment... nunca se desanime quando se trata de escrever, até porque voce o faz muito bem e a escrita é o melhor refúgio. A imaginação é mais importante que o conhecimento, já dizia Einstein =)

ps: voce tem orkut?

Bjo e boa semana ;)

Zilinski M. disse...

Hah, você não percebeu nenhum dos assuntos dos marcadores como referência oculta no texto? =/
Poxa, pensei que ao menos o Forrest Gump você fosse sacar ;D

Você falando do seu corredor me fez lembrar de um despertador do Iluminado que saiu na super>>> ele te acorda dizendo "here"s Johnny" xD

(e nenhum filme de terror japonês supera o seriado para TV do Freddy)

Bem, essas histyórias citadas originalmente não tinham esses aspecto infantil, mas você lÊ Sandman, não sei porque estou dizendo o que você já sabe =P

Aliás tem um mangá, Ludwig Kakumei, que são versões dos contos dos irmãos Grimm baseados nos textos originais... você entendeu xD

 
visitas