segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Dawkins e o ateísmo

Um dos livros que está na minha lista "para ler" é O Gene Egoísta - está aí caso alguém queira me dar de presente - que pelo menos me pareceu interessante pelo resumo da contracapa (descrevendo brevemente, fala sobre como, de um modo bem bizarro, os genes são quem verdadeiramente controlam o mundo usando o ser humano como fantoche). O que eu descobri só a pouco tempo é que o autor Richard Dawkins escreveu um outro livro, Deus, um Delírio, criticando as religiões completa e abertamente; disse em uma entrevista que "seu sonho é um mundo sem crenças religiosas" enquanto os olhinhos brilhavam, afirma no livro também que não perde tempo em discussões com fanáticos, pois, com suas próprias palavras, exigir que um religioso pense logicamente equivale a insultá-lo. A cena que imagino é de um Dawkins com um sorrisinho na cara pisando o pé de Dan Brown e assumindo seu post de best seller polêmico, com famílias conservadoras e padres murmurando indignados ao fundo, embora não se deva insultar a inteligência de Dawkins comparando-o ao Dan Brown.

O que ele não pode fazer é achar que conseguiria seu objetivo argumentando logicamente justamente porque a religião é feita para explicar o incrível e improvável fato da vida num planeta estranho do espaço, onde as pessoas precisam de algo em que se apoiar diante do desconhecido.
Tive essa mesma impressão durante as aulas de geografia sobre "noções astronômicas", medidas de quando terminaria o Universo, quando não se consegue ao menos ter uma simples noção do quanto somos realmente pequenos aí no meio - as garotas continuam se achando gordas. E é tudo magnifico, os deuses e infernos e coisas que preenchem a vida. Tudo isso me lembrou a introdução de um certo livro:

"Existe uma teoria que diz que, se um dia alguém descobrir exatamente para que serve o Universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável.
Existe uma segunda teoria que diz que isso já aconteceu."

Quem souber me dizer o autor ganha uma bala.
---------------------------------------
Editando

Esqueci de linkar uma matéria interessante sobre o livro.

5 comentários:

Camilla K. Boyle disse...

"A religião é o ópio do povo" dizia o velho Marx. Eu não sou ateia, acredito em Deus e tenho a minha fé, mas a religião foi algo criado pelos homens, e tal como as fronteiras so serve para os dividir. Até porque nos dias de hoje religião virou desculpa pra tudo.

Não li nenhum livro do Dan Brown, e sinceramente detestei o filme "Codigo de Da Vinci", achei que não tinha uma história assim tão interessante quanto todos afirmavam, mas gostos são gostos. O livro que voce mencionou me pareceu bastante interessante... eu só não sei é quem disse aquela citação =(

Alberto disse...

Da-lhe Guia do Mochileiro das Galaxias xD

Zilinski M. disse...

Já perdi essa bala =/

Seus títulos sempre foram vermelhos? =O

guilherme disse...

eu sei! eu sei! mas nem gosto de balas...
então, dawkins, dan brown...eu realmente preciso lhe emprestar algum livro decente...
(and, please, darling, olhe os erros de digitação antes de postar)

Letícia C. disse...

nah, eu não erro u.u

 
visitas