domingo, 3 de fevereiro de 2008

Rosa e azul

Dia desses fui à casa de um amigo do trabalho do meu pai, em (mais) um churrasco - a casa, aliás, é uma das mais agradáveis que já conheci, pelo grande número de quadrinhos e DVD's que colocaram lá dentro, além de terem uma criança bonitinha que, bem, eu não conheço direito, mas não parece ser de todo irritante como as criancinhas por aí.
O fato é que o garotinho de, o que, uns dois anos (naquela idade em que crianças meio que falam e meio que andam) estava brincando na piscina enquanto eu observava. Eis que uma hora ele sussurra algo no ouvido da avó, que o manda falar com a mãe de uma menininha que brincava lá também. Ele vai até a mãe e fala algo no ouvido dela, esta se vira e fala pra alguém: "Ele quer a sereia da Rafa emprestada!", rindo. Toda essa cerimônia porque queria brincar com a boneca sereia da garotinha - a qual acabou não emprestando.
Conversas na mesa, a mãe do menino começa a contar que o pai não ficou satisfeito quando o viu brincando com um urso de pelúcia rosa da Victoria's Secret (?) - Essa mãe, não vou citar nomes, faz sempre questão de mencionar marcas ("Fê! Pega aquela minha bolsa Victor Hugo na cozinha por favor?") - "E por que diabos ele ficou insatisfeito com isso? Grande coisa!", eu disse. Ora, eu poderia ter dito, não?



Eu sempre achei essa coisa de brinquedos para meino/brinquedos para menina idiota. Eu sempre brinquei com os bonecos de ação do meu irmão (que além de serem muito mais good looking que o Ken eram musculosos) e ele brincava com as minhas coisas o tempo todo. Acentuar as diferenças entre meninos e meninas na infância é justamente o que cria o esteriótipo do machão e da garota desgraçadamente sensível, impede que homens se envolvam com balé, por exemplo.
Se tiverem filhos, deixem-nos brincar com o que quiserem - excluindo a tomada.


Não os levem ao Mc Donald's, onde há naquelas caixinhas com tal brinquedo pra menina e tal brinquedo pro menino, evitando também falência nos órgãos. E assistam Sweeney Todd na sexta!

2 comentários:

Camilla K. Boyle disse...

Rsrsrs eu tinha visto que era da sua amiga, mas na paz. Também gostei deste texto porque no fundo desde pequenos que as crianças são logo embriagados com a norma de que boneca é pra menina e boneco pra menino. E essa mãe que ficou citando marcas, bem já vi que funciona de aparencias entao. Os pais temem que os seus filhos virem homosexuais só porque querem brincar com bonecas e no fundo se esquecem da ingenueidade (putz smp tive dificulde pra escrever esta palavra) das crianças.

Gostei da mensagem que o texto passou =).

obs: valeu pela recomendaçao, tou a fim de ver sweeney todd msm
;)

Alberto disse...

Ótimo texto. Só fiquei com uma dúvida... Eu devo deixar meus filhos brincarem com minha futura coleção de facas e tomar cuidado só com as tomadas então? Ótimo !!
Eu também não entendo bem essa neura dos pais por ter seus filhos brincando com bonecos do sexo oposto. Se analisarmos isso de forma Freudeana, isso prova simplesmente a heterossexualidade latente da criança, ao contrario da homossexualidade na qual os pais provavelmente estão apostando...

 
visitas